Muitos são os formatos de rodada de negócios e muitas vezes aquele que fala mais tira a oportunidade daquele que não tem habilidade na arte da comunicação e oratória.

Abaixo uns exemplos de tipos de rodada de negócios:

  1. Café com rodada, geralmente organizada por associações de empresários e entidades de classe, todos os presentes degustam um café e inicia as apresentações, o(a) participante recebe em suas mãos um microfone e tem de se apresentar a um grupo de pessoas, uma única vez.
  2. Rodada de negócios onde várias mesas são colocadas em formato circular, geralmente são de 20 a 40 participantes sentados, cada participante na sua vez, levanta-se e adentra-se ao centro do círculo, se apresentando, todos assim o olham, ele possui de 2 a 5 minutos, uma única vez.
  3. Rodada de negócios em formato palestra, de 50 a 200 participantes, sentados em formato auditório e cada 1 na sua vez se levanta, caminha ao palco e se apresenta, geralmente de 2 a 5 minutos cada, uma única vez.
  4. Rodada de negócios em mesas 1x1, geralmente são de 20 a 40 mesas e cada mesa é representada por uma empresa, geralmente indústria, o participante paga para ter uma reunião de 5 a 10 minutos com cada empresa que tem interesse, enquanto não chega sua vez, fica aguardando em uma longa fila, neste caso perde-se muito tempo conhecendo poucas empresas.

Estes são alguns exemplos de rodadas de negócios que temos no país, o que precisamos entender é:

O(a) participante, não é orador muito menos palestrante, caso segure um microfone ou tenha que falar para um grupo de pessoas que o(a) olham ou estar num palco, surgem os calafrios, tremores, branco na memória e causa uma fala desorganizada o que leva ao constrangimento total, afinal, não é habitual estar numa situação dessa. O que é comum e faz o(a) participante sentir mais confiante é realizar reunião em mesa de negociação.

Nas rodadas citadas acima quem leva vantagem é quem fala mais e este tira a oportunidade de outros.

Pensando em tudo isso a Empresários Brasil criou uma metodologia de rodada de negócios que funciona da seguinte maneira:

Rodada de negócios Empresários Brasil – realizado em mesas de reunião, cada mesa com 4 a 8 participantes.

Cada participante tem a média de 2 minutos para apresentar em cada mesa, olho no olho, cara a cara. Após todos da mesa se apresentarem, há um tempo livre, para tirar dúvidas e negociar.

No mínimo são 5 mesas de reunião para conhecer 25 participantes, 8 mesas de reunião para conhecer 50 participantes ou 31 mesas de reunião para conhecer mais de 120 participantes.

Dinâmico e totalmente automatizado, não há repetição de contatos, não gera sono e cansaço sendo muito produtivo, pois em cada nova mesa de reunião você apresentará novamente, aprenderá com cada participante e negociará.

É importante ressaltar: muitas rodadas de negócios tem em sua abertura fins políticos, promocionais, informativos, espaços para propagandas, discursos, shows ou premiações, tornando cansativo e desgastante o evento como um todo.

Ninguém é tão grande que não precise e tão pequeno que não possa participar.

Participe da próxima rodada de negócios Empresários Brasil e tire suas conclusões.